Strict Standards: Declaration of JParameter::loadSetupFile() should be compatible with JRegistry::loadSetupFile() in /home/vianavoc/public_html/libraries/joomla/html/parameter.php on line 512
Viana Vocale

 

Viana Vocale

Com uma atividade regular desde 1997, o Coro da AMVC conta presentemente com cerca de 70 cantores, alunos e ex-alunos, desta instituição atuando em formação sinfónica ou como grupo a cappella e interpretando, essencialmente, obras corais sinfónicas do reportório clássico e romântico. Das suas apresentações destacam-se a Missa nº 6 em Sol Maior (Missa das Catedrais) de C. Gounod, Gloria em Ré Maior de A. Vivaldi, Oratória Messias de G. F. Händel, Fantasia Coral, op. 80 de Beethoven, Stabat Mater de G. Rossini. Missa St. Crucis, op. 151 de J. G. Rheinberger, Missa de Requiem, em Ré menor, Op.48 de G. Fauré, Missa de Requiem, KV 626 de W. A. Mozart, Missa pro Defunctis (1605) de T. L. Victoria e 1ª Cantata do Natal sobre Cantos Tradicionais de Natividade de F. Lopes Graça, recentemente gravada para a Antena 2 da RDP.

 

Para além da sua atividade regular académica, o Coro AMVC tem colaborado em projetos nacionais e internacionais de reconhecido interesse, atuando não só em Portugal, como em Espanha e Itália. Destacam-se as apresentações no “XI Ciclo Ibérico de Música Sacra”, na Catedral de Tuy (Espanha), em Abril de 2003, no “Ciclo de Música Sacra Viana 2004”, na Sé Catedral de Viana do Castelo, em Dezembro desse mesmo ano, e a participação no Festival Giovanile di Musica Sacra “Note di Spiritualità, em Outubro de 2006 e 2008, em Verona, a convite do Município daquela cidade.

 

Tem sido convidado a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Música Antiga da ESMAE, Orquestra de Câmara do Minho e Orquestra do Algarve. Já se apresentaram com o Coro da AMVC solistas de renome nacional e internacional, como: Maria Ogueta, Ana Maria Pinto, Ângela Alves, Magna Ferreira, Maria João Matos e Roberta Pozzer (sopranos), Deolinda Resende (mezzo-soprano), Margarida Reis e Francesca Martinelli (contraltos), Vítor Lima (contratenor), Rui Taveira, João Martins, Fernando Guimarães, José Lourenço e Carlos Guilherme (tenores), Luís Filipe Marques, João Merino, (barítonos), Nuno Dias (baixo), entre outros.

 

Desde 2001, Vitor Lima é maestro titular do Coro.